17/08/2004 16h15 – Atualizado em 17/08/2004 16h15
Outro dado divulgado pela pesquisa da Ong ambientalista Conservação Internacional é a velocidade da devastação no cerrado brasileiro. Enquanto a Mata Atlântica, presente em todo litoral brasileiro, perde o equivalente a um campo de futebol a cada quatro minutos, o cerrado perde 2,6 campos por minuto de sua cobertura vegetal.
“Muitos líderes e tomadores de decisão defendem, equivocadamente, o desmatamento do Cerrado só porque não é coberto por densas florestas tropicais, como a Mata Atlântica ou a Amazônia. Essa posição ignora o fato de o bioma abrigar a mais rica savana do mundo, com grande biodiversidade, e recursos hídricos valiosos para o Brasil. Nas suas chapadas estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, do Prata e do São Francisco”, explica o diretor da Ong, Ricardo Machado.
Ao desmatar o cerrado, diversos problemas são causados na natureza, dentre ele a degradação de rios, como já vem acontecendo no São Francisco e Tocantins, além da vida de diversas espécies animais e vegetais, como o Pato Mergulhão.
Fonte:Campo Grande News





