16/08/2004 10h36 – Atualizado em 16/08/2004 10h36
Há 13 anos funciona no município de Bandeirantes, a primeira criação de alevinos do Brasil, chamada “Piscicultura Peixe-Vivo”.
De acordo com o proprietário, Carlos Linares, “80% da produção é vendida para outros estados brasileiros sendo, Minas Gerais, Goiás e São Paulo os maiores criadores”.
Localizada a 10 quilômetros do perímetro urbano de Bandeirantes, a fazenda Califórnia gera 12 empregos diretos, todos para os moradores do município, sendo a jornada de trabalho 24h divididas em turnos.
A criação engloba 8 espécies de peixes, são eles: Pacu, tambacu, piaussu, pintado, piraputanga, matrinchã, curimba e dourado. Sendo que o pintado, por ser considerado um peixe nobre é o mais vendido e cotado no exterior. Japão e Estados Unidos são os maiores compradores. Por ser um peixe carnívoro, o alevino do pintado, fica em tanques separados das demais espécies por 7 meses, sendo acostumados com a ração atingindo o tamanho ideal de venda.
Os peixes que são criados em regime de confinamento não costumam se movimentar durante o dia, devido à claridade. É na noite que os funcionários podem perceber se há alguma doença ou movimentação diferente.
A fazenda possui 40 tanques e laboratórios servindo de base de pesquisa para universitários e pesquisadores.
A piscicultura gera de 100 a 150 mil reais em impostos anuais para o município de Bandeirantes, tornando-se importante fonte renda para a prefeitura.
Fonte: TERRAS MS




