14/08/2004 09h10 – Atualizado em 14/08/2004 09h10
A possibilidade de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é 87% maior do que a de uma branca. O dado é revelado em uma pesquisa feita pelos professores Gláucio Soares e Doriam Borges, da Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores relacionaram as taxas de vitimização de brancos e negros por 100 mil habitantes no ano de 2000. A taxa de vitimização é calculada a partir do número de vítimas por raça dividido pelo total de população de cada cor. Os números utilizados na pesquisa são do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) e do SUS (Sistema Único de Saúde).
Os resultados da pesquisa confirmam uma tendência já demonstrada em outros estudos: a de que é maior a probabilidade de morte de negros do que de brancos no Brasil.
Em junho, o “Mapa da Violência 4”, divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento), revelou que a taxa de homicídios de negros com idades entre 15 e 24 anos é 74% maior do que de brancos na mesma faixa etária. O estudo foi feito com base em dados de 2002.
Fonte:Folha de S.Paulo




