14/08/2004 11h13 – Atualizado em 14/08/2004 11h13
O secretário de Estado de Coordenação Geral do Governo, Raufi Marques, e o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros João Alves Calixto, participam, às 19h30, da cerimônia de formatura da segunda turma do Curso de Agentes Voluntários para Ações de Defesa Civil, na Associação de Moradores do Conjunto Moreninhas I e II, em Campo Grande. Receberão os certificados de conclusão de curso 43 agentes de saúde da região do Córrego Bandeira, que se somam a outros 40 voluntários da mesma localidade formados em fevereiro deste ano.
O Curso para Agente Voluntário de Ações de Defesa Civil tem duração de 20 horas-aula e divide-se em cinco módulos, explicou o coronel Calixto. No primeiro módulo os alunos aprendem noções básicas de defesa civil.
Os outros quatro módulos são de capacitação: noções básicas de primeiros socorros, segurança em acidentes domésticos, manuseio de GLP (gás liquefeito de petróleo) e proteção ambiental. Após o treinamento, os voluntários estão aptos a ajudar os organismos públicos em situações de emergência ou em qualquer outra ocasião em que se faça necessário, observou o coordenador.
A Defesa Civil está passando por uma completa reestruturação. A partir deste ano foi vinculada à Governadoria. A meta é formar um exército de mil voluntários até 2006 em todo o Estado, sendo 300 só em Campo Grande, além de implantar os conselhos de Defesa Civil em todos os municípios (já existem em 27).
Fonte:APN




