12/08/2004 17h18 – Atualizado em 12/08/2004 17h18
O adolescente norte-americano Jeffrey Lee Parson, de 19 anos, declarou-se ontem culpado, durante audiência em um tribunal de Seattle, no noroeste de Washington, de criar e propagar o vírus MSBlaster.
Jeffrey pode pegar de 18 meses a três anos de prisão e pagar multa de alguns milhões de dólares pelos prejuízos causados a usuários de PCs e a centenas de milhares de redes corporativas em todo o mundo.
O MSBlaster surgiu pela primeira vez em agosto de 2003, trazendo a mensagem: “Billy Gates, como é possível? Pare de ganhar dinheiro e conserte o seu software!”. Em sua trajetória devastadora, tirou do ar pelo menos 500 mil máquinas e causou prejuízos de cerca de US$ 250 milhões. Experts suspeitam até hoje que ele teve muito a ver com o apagão ocorrido em várias cidades dos Estados Unidos e do Canadá, ano passado.
O MSBlaster, ao contrário de seus similares, não vinha por e-mail. Ele explorava uma falha no buffer de memória (área de armazenamento temporário de dados) do XP e Windows 2000 e os forçavam a rodar instruções maliciosas escondidas em seu bojo. Desse modo, qualquer computador que rodasse esses sistema operacionais e estivesse conectado à internet, era infectado.
Fonte:Agora MS






