09/08/2004 17h15 – Atualizado em 09/08/2004 17h15
Com a presença de mais de 100 acadêmicos do Curso de Arquitetura da UFMS, dia 4 de agosto começou o Projeto TODA QUARTA, uma iniciativa do Núcleo Experimental de Arquitetura e Urbanismo (NEX).
A Mesa de Abertura dos Trabalhos foi composta pelo Engenheiro Dary Werneck, Diretor do Departamento de Estruturas e Construção Civil (DECC), da Presidente do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, a acadêmica Milene, e do Prof. Ângelo Arruda, Coordenador Executivo do NEX.
O primeiro palestrante foi o Presidente da Fundação de Cultura de MS, Pedro Ortale, que falou sobre a Política Estadual de Patrimônio Cultural do Estado, acompanhado do Arquiteto Mário Sérgio Sobral Costa, Gestor de Patrimônio do Estado. O palestrante abordou as questões legais do patrimônio histórico, o que anda fazendo a Fundação de Cultura e quais são os planos para os próximos anos, traçou as metas e comentou que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) estará iniciando as obras de revitalização do Cine São José em Bela Vista, na Usina de Açúcar de Miranda; na Usina Elétrica de Dourados, do Antigo Quartel da Polícia Militar (PM) em Ponta Porã e de outras obras.
Na ocasião, Pedro Ortale anunciou que o Governo do Estado vai encaminhar um Projeto de lei para a Assembléia Legislativa propondo a criação do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico a ser implantado em 2005, com a participação de representantes de diversas entidades, inclusive da UFMS. Ao final dos debates os acadêmicos elogiaram o Projeto Toda Quarta como um meio de debater propostas que interessem ao Curso e à profissão do arquiteto e urbanista.
Fonte:Agora MS




