07/08/2004 16h15 – Atualizado em 07/08/2004 16h15
O Curso seqüencial de Guia de Turismo será lançado este semestre pela Uniderp – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal. O curso, de nível superior, tem como objetivo formar profissionais qualificados para a execução de viagens turísticas e fornecimento de informações históricas, geográficas, ecológicas e culturais das regiões turísticas. Além disso, ainda prepara os profissionais para a tomada de decisões no âmbito da atual complexidade do exercício da profissão.
O turismo exerce relevante papel social e econômico em Mato Grosso do Sul, principalmente no setor de ecoturismo, onde o estado apresenta constantes crescimentos. Nesse cenário, os guias de turismo exercem importe papel, pois são os responsáveis diretos pela satisfação do cliente, garantindo desta forma, o retorno do turista.
De acordo com um dos idealizadores e também coordenador do curso, Luiz Carlos Morente, a idéia surgiu pela necessidade de ter mão-de-obra qualificada no mercado. “O curso é direcionado para profissionais que
já estão atuando na área, pois tem carga horária reduzida e as disciplinas exigem um pré-conhecimento do assunto” afirma. Especializado em atrativos culturais e naturais, o curso de Guia de Turismo, ao contrario do curso de turismo, é regulamentado pelo Ministério de Turismo.
Outro curso que também irá beneficiar o setor de turismo é o de Gestão de Bares e Restaurantes, que vai habilitar os profissionais para que possam se aprimorar tanto no conhecimento prático como no teórico, na área de planejamento, organização e execução no gerenciamento de empresas alimentícias. Esse curso é baseado também, em preceitos éticos, culturais e de responsabilidade social.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Carlos Porto “iniciativas como essa, de preparar os profissionais que sustentam o mercado de turismo, é um dos caminhos para o crescimento e desenvolvimento do setor como atividade lucrativa e sustentável. Mato Grosso do Sul mais uma vez sai na frente, servindo de modelo bem sucedido para os outros estados brasileiros”.
A seleção vai ser feita através de documentação exigida, avaliação do memorial e entrevista pela banca examinadora. Estão sendo oferecidas 60 vagas, no período noturno, com duração de dois anos. Para mais informação ligar no 348 8077.
Fonte:RMT online





