06/08/2004 17h13 – Atualizado em 06/08/2004 17h13
O empresário Joaquim Romero Barbosa, proprietário do Supermercado Nova Estrela, instalou 16 câmeras de vídeo em seu estabelecimento. As câmeras estão espalhadas pelo interior do estabelecimento e também dos estacionamentos e depósito. Segundo ele, o objetivo do investimento, de cerca de R$ 30 mil, é para garantir não só a segurança contra furtos no próprio supermercado, mas também visando a segurança de seus clientes.
Além da primeira loja, o empresário instalou também 12 câmeras na loja dois, localizada ao lado do Terminal Rodoviário da Cidade. Barbosa explicou que logo na entrada do supermercado a população se depara com uma televisão, mostrando as imagens captadas pela câmera ao lado. “Essa é uma forma de inibir possíveis furtos”.
O empresário explicou que vem investindo em equipamentos de segurança há cerca de três anos, mas que foi há 10 dias atrás que ele aprimorou a tecnologia. “Antes imagens eram gravadas em um vídeo cassete, hoje elas ficam armazenadas em um computador e eu posso acessa-las de qualquer parte do mundo”.
FURTOS
Barbosa informou que as câmeras registram cerca de cinco furtos por dia. A maioria deles praticados por crianças e adolescentes, entre 12 e 16 anos. Nesses casos, conforme ele, o Conselho Tutelar é acionado.
O empresário não soube informar o valor exato do prejuízo que o estabelecimento leva com os furtos. Mas explicou que segundo a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), cerca de 1% do faturamento são de perdas e furtos. “Parece uma porcentagem pequena, mas na realidade é um valor muito alto”.
Barbosa contou a historia de um rapaz que foi surpreendido pelas câmeras furtando uma bicicleta no estacionamento do supermercado, e que uma semana após o fato ele retornou ao local e foi detido pelos seguranças. “Nós o levamos até a sala de vídeos e mostramos as imagens, após isso ele devolveu a bicicleta ao proprietário”.
Segundo o empresário, o futuro dos estabelecimentos é estarem investindo cada vez mais nesses equipamentos para garantir não só a segurança da empresa, mas também daqueles que a utilizam.





