27.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Cidade já iniciou II Etapa da Vacinação

05/08/2004 07h46 – Atualizado em 05/08/2004 07h46

Começou esta semana a II Etapa da Campanha Nacional de vacinação contra paralisia infantil em Três Lagoas. Segundo a coordenadora de Imunização, Matilde Mitie Uchiyama Ferrante, por enquanto só as unidades básicas de saúde estão vacinando. Na segunda etapa as crianças também receberão a tríplice viral, contra Caxumba, Rubéola e Sarampo. “Para tomar a vacina contra paralisia a criança deve ter de zero a 5 anos e para a tríplice entre 1 e 5 anos”.

Matilde explicou que a campanha será mesmo no dia 21, mas que no domingo (8), duas equipes da saúde, composta por quatro agentes cada, estarão visitando a Zona Rural do município, incluindo o distrito de Arapuá. No total serão visitados 34 fazendas pré-determinadas. “Nós vamos aproveitar para levar, não só as vacinas da campanha, mas todas existentes, para por em dia as carteiras de vacinação de toda a população do local, tanto crianças, jovens quanto adultos. Até os animais, cães e gatos, serão vacinados contra raiva”. A campanha na Zona Rural será realizada até o dia 14.

A coordenadora informou que a meta pedida pelo Ministério da Saúde é de 95% de imunização, o que corresponde a 7.102 crianças vacinadas contra paralisia, do público de 7.476. A meta para a tríplice é a mesma, o que corresponde a 5.758 imunizados, das 6.061 crianças na faixa etária pedida.

Na primeira etapa da campanha, realizada do dia 5 de junho à 2 de julho, Três Lagoas imunizou 6.964 crianças, atingindo 93% e não 95% como era a meta. Um dos problemas, conforme Matilde é que alguns pais não levam os filhos para vacinar quando as carteirinhas estão em dia. “Mesmo que a criança esteja em dia com as vacinas, é importante que ela participe das campanhas, já que o objetivo da mesma é erradicar a doença em todo o país”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.