05/08/2004 08h14 – Atualizado em 05/08/2004 08h14
Do total de 700 reclamações registradas em Campo Grande contra os setores de telefonia, de janeiro a junho deste ano, 63,5% são de clientes insatisfeitos com serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia fixa. Ao todo foram 445 processos administrativos instaurados no período pelo Procon (Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor), para apurar a veracidade das reclamações feitas contra as empresas. Pelo menos 90% dos casos vão contra a empresa BrasilTelecom, segundo dados do Procon. Do total de reclamações, 192 ou seja, 43,2% apontam a cobrança indevida de valores nas contas de telefone. Em segundo lugar aparece a solicitação de parcelamento dos débitos (11,9%).
Outros 20 clientes se dizem vítimas de estelionatários, que cadastraram novas linhas de telefones utilizando seus nomes, facilitados pelo “pouco rigor da empresa em apurar a veracidade dos dados cadastrais, como o número do CPF, fornecidos pelos estelionatários por telefone”, apontam as reclamações. Considerando o total de registros, 22,9% dos clientes conseguiram algum tipo de conciliação com a empresa, em audiência no Procon.
Já os casos que podem culminar em aplicação de multa contra a operadora, correspondem a 58 processos, analisados pela assessoria jurídica do órgão, que não revela a soma das multas referentes aos “casos BrasilTelecom”. No total, a telefonia fixa corresponde a 10,1% das reclamações registradas durante o primeiro semestre, quase o dobro dos registros referentes à telefonia móvel, que aparece com 5,8% do total.
Fonte:Bonito News




