23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Iagro estabelece medidas para o transporte de eqüídeos

30/07/2004 09h31 – Atualizado em 30/07/2004 09h31

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), considerando as determinações preconizadas na Instrução Normativa SDA n°24, de cinco de abril de 2004, que aprova as normas de controle e erradicação do chamado “mormo” – doença contagiosa de eqüídeos e que pode chegar a acometer o homem -estabeleceu, na tarde de hoje, medidas de segurança para o transporte interestadual de animais procedentes de Santa Cataria/PR onde foi detectado, na semana passada, um foco da doença no município de Indaial.

Conforme o gerente de Defesa Sanitária Animal da Iagro, Osvaldo Pereira Dias, “o trânsito dos animais providos daquele Estado ficará, a partir de hoje, condicionado a apresentação de exames de complemento negativo para o mormo, dentro do prazo de validade”.

SINTOMAS

A doença manifesta-se sob as formas nasal, pulmonar e cutânea. Os animais doentes apresentam febre, corrimento nasal, dificuldade respiratória, nódulos nos vasos linfáticos, úlceras e debilitações em geral. A profilaxia baseia-se no isolamento da área onde existirem animais doentes e, caso haja a comprovação da doença, o sacrifício dos animais bem como a cremação é indispensável. O tratamento não é indicado, pois o animais se tornam portadores crônicos e fontes de infecção para outros animais.

Embora não se tenha nenhum registro da doença em Mato Grosso do Sul, só na região nordeste do Brasil, sete focos já foram diagnosticados nos últimos anos. “É importante ficarmos atentos e nos prevenirmos, pois muitos dos nossos eqüídeos de descarte são exportados – por intermédio do Paraná – para países como a Europa e a Ásia que tem a tradição de se alimentar da carne desses animais, e uma possível confirmação dessa doença poderia nos comprometer”, acrescenta o responsável pelo Programa de Controle e Erradicação das Doenças dos Eqüídeos da Iagro, Ademar Etiro Mori.

Fonte:Famasul

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.