28/07/2004 09h07 – Atualizado em 28/07/2004 09h07
De cada cinco habitantes do Estado, dois já têm aparelho de celular. O índice coloca o Mato Grosso do Sul em quarto lugar no ranking per capita de usuários do sistema no Brasil. Mas a rápida expansão provoca – também – problemas.
Celulares pré e pós – pagos. Tantos modelos e preços que tornam o mercado da telefonia móvel cada vez mais expansivo. A procura cresce em número de aparelhos por morador. Brasília tem o maior índice: 80% dos moradores têm celular. No país, todos são mais de 54 milhões de linhas. No Estado, 37% da população utilizam a telefonia móvel.
A quantidade de telefones celulares no Estado cresceu tanto que a empresa que detém o maior número de linhas já ultrapassou a meta prevista para o ano que vem. Dados da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, revelam que para cada 100 habitantes no Estado existem cerca de 39 aparelhos.
A meta para Mato Grosso do sul em 2005, segundo a anatel, era de 749 mil linhas, juntando as três operadoras do mercado. O estado fechou o primeiro semestre de 2004 com 820 mil linhas. Desse total cerca de 75% são pré-pagas e o restante, pós. Mas nem tudo é positivo na expansão do setor.
As reclamações sobre a prestação de serviços são comuns. Na semana passada uma pane no sistema da operadora com maior número de linhas deixou os clientes sem comunicação. O advogado Fernando de Souza diz que ficou pelo menos três dias sem fazer nem receber ligações.
A atendente Cristina Velasques precisou do celular para falar com a família no interior. Não conseguiu e ficou sem entender o que aconteceu.
A empresa, que detém 75% do mercado de telefonia móvel no estado admite a pane. A explicação é a mudança de tecnologia, segundo o diretor regional da empresa no Estado, Augusto César Ferreira de Castro.
Quem se sentiu prejudicado procurou o Procon. Em uma semana o órgão de defesa do consumidor recebeu seis reclamações. Um procedimento de investigação de prejuízos coletivos deve ser aberto nos próximos dias.
Do começo deste ano até agora, o Procon já registrou 225 reclamações contra as operadoras de telefonia celular em Mato Grosso do Sul.
Pela recomendação da Anatel, a pessoa que teve problemas e prejuízos deve procurar primeiro a empresa de telefonia celular e só depois a agência. A reclamação pode ser feita por telefone, o número é o 0800 332001.
Fonte: Bom Dia MS



