25 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Governo capacita profissionais que lidam com idosos

27/07/2004 15h20 – Atualizado em 27/07/2004 15h20

A Setass (Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária) está promovendo desde ontem um curso de capacitação para cuidadores de idosos, é a terceira edição do evento que reúne 130 pessoas.

O objetivo principal é dar oportunidade a esses profissionais de ter melhor compreensão do processo de envelhecimento humano para desenvolvimento das ações de forma adequada. O curso segue até amanhã no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Campo Grande.

Ontem, às 19h, na abertura, foi ministrada a palestra “Cuidadores de Idosos: Heróis Anônimos do Cotidiano” pela técnica da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e mestre em Gerontologia, Alba Maria Abigalil

Na manhã de hoje, as técnicas do Programa de Assessoria à Gestão da Política do Idoso da Setass, a assistente social Aparecida Ferreira Cruz e a pedagoga Djenane Nogueira Santos, apresentaram a metodologia da capacitação.

Em seguida, teve início a palestra “Envelhecer – Normal e Patológico”, ministrada pela médica geriatra Maria Regina Cunha Gonzales. Outros temas a serem abordados hoje são: “Relação Interpessoal no Ambiente Familiar”, “Cuidador: você também precisa de cuidados”, “Cuidador: uma prática que pode ir além dos cuidados básicos”, “Como tornar o idoso superdependente” e “Idoso X Previdência Social: quem tem direito?”.

Em dezembro, após a fase de multiplicação, será apresentado o relatório da etapa municipal, com avaliação do impacto da capacitação no Estado, ressaltando aspectos positivos e negativos do curso.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com informações da agência de notícias do governo Estadual, a população de pessoas com mais de 60 anos é superior a 157 mil.

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.