27/07/2004 18h19 – Atualizado em 27/07/2004 18h19
A Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) apreendeu cerca de 230 kg de produtos de origem animal durante fiscalização em nove supermercados da cidade de Aparecida do Taboado. As vistorias foram realizadas no período da tarde de hoje (27). No total foram apreendidos 76 quilos de frango, 18 de carne bovina, 58 de carne suína, 14 kilos de embutidos, 35 quilos de lingüiça, 10 produtos fatiados e cerca de 30 quilos de pescados.
Segundo a veterinária do Iagro, Silvia Gaviglia, a maioria dos produtos apresentava irregularidades com o armazenamento, falta de inspeção e identificação. Além disso, a equipe apreendeu também 60 dúzias de ovos de codorna, 4,3 litros de mel e 95 potes de iogurtes vencidos.
As fiscalizações estão sendo realizadas por cinco veterinários, oito auxiliares, quatro policiais militares. Silva explicou que a fiscalização do órgão na Cidade foi um pedido do Ministério Público. “O Promotor Pedro Arthur Figueiredo está acompanhando de perto as fiscalizações”.
Conforme a veterinária, o Iagro descartou o período de orientação aos proprietários, já que o órgão não está recebendo retorno por parte dos comerciantes. “Agora nós estamos trabalhando com apreensões, na primeira vistoria. Na segunda já é realizado multa, na terceira a multa é dobrada e na quarta vistoria onde forem encontradas irregularidades o estabelecimento corre o risco de ser lacrado”.
LATICÍNIO É INTERDITADO
Durante a manhã, o Iagro interditou o Laticínio Stylo, considerado clandestino, que funcionava em uma chácara. A veterinária explicou que o laticínio apresentava condições precárias de higiene. O dono do estabelecimento foi multado em R$ 10 mil e o laticínio interditado. A denúncia da existência do laticínio foi realizada pela própria Promotoria do município.
No local, a equipe apreendeu e inutilizaram 151 litros de leite in natura, 50 litros de soro usado na fabricação do queijo e 30 quilos de mussarela.



