27/07/2004 19h14 – Atualizado em 27/07/2004 19h14
A 6ª Agência Regional de Trânsito vistoriou 11 dos 26 veículos de transporte escolar registrado pelo órgão. A vistoria foi realizada das 7 horas às 16 horas desta terça-feira, em frente à sede da 6ª regional.
Segundo informou o gerente Regional de Trânsito, Anésio Anselmo Ferreira, dentre os veículos, a maioria eram ônibus e microônibus do município, nos quais nove foram aprovados sem problemas. Os dois veículos restantes não foram aprovados por falta de documentação. A prefeitura alega que possui 14 ônibus de transporte escolar, mas que três deles não estão circulando.
“Esses dois veículos do município passaram por uma mudança de característica, já que a quantidade de bancos foi aumentada, o que pede uma mudança da documentação. Mas fora isso os veículos estavam regulares”, comentou.
Nenhuma van particular de transportes escolar se apresentou para a fiscalização. O gerente informou que nesse caso ou o veículo passa por uma vistoria extra ou pode ser apreendido se flagrado transportando crianças, já que para isso é necessário o selo expedido pelo Detran após as vistorias.
Na vistoria, realizada semestralmente, são fiscalizados entre outros equipamentos, o tacógrafo, cinto de seguranças em todos os bancos, equipamentos de sinalização, iluminação satisfatória, “maior que as de um veículo comum”, e extintor de incêndio de quatro quilos.
Ferreira informou também que toda a operação foi acompanhada por representantes da Polícia Militar e da Promotoria da Infância e da Juventude. A multa para o condutor que estiver transportando estudantes em veículos irregulares pode variar de R$ 190 à R$ 1,5 mil. Além disso, o motorista flagrado corre o risco de ter o veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendidos.




