26/07/2004 16h19 – Atualizado em 26/07/2004 16h19
O bispo da cidade colombiana de Yopal, Misael Vaca Ramírez, foi seqüestrado por rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) nessa capital da região petrolífera de Casanare (leste), informaram hoje, diversas fontes.
Porta-vozes do Episcopado detalharam que Vaca Ramírez foi seqüestrado no domingo em Yopal (450 quilômetros ao nordeste de Bogotá) por várias pessoas que se identificaram como membros do ELN.
O ministro do Interior e Justiça, Sabas Pretelt, declarou à rádio Caracol que o governo está “muito apreensivo com esta notícia” e iniciou operações para saber o paradeiro do bispo.
O secretário do Episcopado da Igreja católica colombiana, Fabián Marulanda, disse esperar que o bispo seja libertado dentro de poucas horas com uma mensagem do grupo insurgente.
Casanare é uma das principais regiões de exploração de petróleo e de criação de gado da Colômbia e nesse departamento são registrados há mais de três meses combates entre duas facções paramilitares de direita que provocaram cerca de 600 mortes.
O ELN participa desde junho de contatos com o governo para retomar as conversações de paz, que já tinham sido realizadas entre 1998 e 2003.
Em 29 de maio, o presidente Álvaro Uribe pediu ao presidente do México, Vicente Fox, que mediasse as negociações. Em resposta, Fox nomeou como representante especial para as negociações o diplomata Andrés Valencia, ex-embaixador na Colômbia, que se reuniu com Gerardo Bermúdez, conhecido como “Francisco Galán”, guerrilheiro do ELN detido em uma prisão próxima de Medellín.
Fonte:EFE





