19.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Mão preferida é definida no útero materno

23/07/2004 15h42 – Atualizado em 23/07/2004 15h42

A mão que um feto de dez meses de gestação prefere usar é aquela que vai utilizar pelo resto da vida. Uma equipe da Belfast´s Queen´s University chegou a esta conclusão depois de estudar o comportamento dos bebês no útero materno e após o seu nascimento.

As descobertas questionam agora a teoria de que uma criança não define se é canhota ou destra até atingir a idade de três anos. A pesquisa vem descrita na revista New Scientist.

Numa primeira parte do seu estudo, a equipe de especialistas identificou 60 fetos que chupavam o polegar direito enquanto estavam no útero materno e 15 que chupavam o polegar esquerdo.

Quando os bebês eram examinados novamente com as idades de 10 e 12 anos os cientistas descobriram que todos os 60 que anteriormente chupavam o polegar direito eram agora destros.

Dois terços dos bebês que chupavam o polegar esquerdo eram canhotos, sendo que os restantes tinham mudado aparentemente de preferências.

Numa outra pesquisa os especialistas descobriram que nove em dez fetos com 15 semanas de idade preferia chupar o polegar direito. Os pesquisadores descobriram provas que sugeriam que os bebês começavam a preferir uma mão em detrimento da outra numa fase precoce.

Fonte: Clic News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.