14/07/2004 09h42 – Atualizado em 14/07/2004 09h42
As extensas áreas cultivadas e a necessidade de defendê-las das infestações de pragas e doenças em prazos muitos curtos, tornam a aviação agrícola um complemento indispensável na maioria das áreas produtoras do País.
Para cumprir essa tarefa, um avião agrícola experimental produzido em Minas Gerais, o Bravo 700, considerado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) como um ultraleve avançado, está demonstrando que pode funcionar com a mesma eficiência que as aeronaves tradicionalmente aplicadas nesses serviços. Só que com custos de aquisição e manutenção muito menores.
O preço da aeronave agrícola mais comercializada no Brasil gira em torno de R$ 660 mil, enquanto que o Bravo 700, modelo básico, é vendido por R$ 180 mil. E a manutenção é equivalente à de um trator. Segundo empresas que o testaram, o custo de operação gira em torno de R$ 0,40 por hectare na pulverização de inseticidas.
Fonte:Pantanal News