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sábado, 7 de junho de 2025

Encontro em Monaco definirá a Fórmula 1 do futuro

03/05/2004 15h27 – Atualizado em 03/05/2004 15h27

O futuro da Fórmula 1 será discutido por equipes e autoridades do esporte em uma reunião na terça-feira.

Os chefes das equipes, ao lado de especialistas técnicos e de motores, foram convidados ao fórum de Monaco para discutir as propostas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para uma grande mudança em 2008.

O presidente da FIA, Max Mosley, quer reduzir a potência dos motores, de três litros V10 para 2,4 litros V8, proibir as ajudas eletrônicas e introduzir uma unidade padrão para controlar os motores (ECU).

Outros objetivos da reunião são baixar os custos, aumentar a importância da habilidade do piloto e tornar a Fórmula 1 mais barata para que outras equipes possam entrar.

As propostas radicais podem ser introduzidas pela FIA a partir de 2008, já que o atual “Acordo Concorde” entre a entidade e as equipes já terá expirado até lá.

Mas as mudanças podem até mesmo entrar em vigor antes, caso as equipes aceitem.

“Achamos que o objetivo das propostas é muito positivo”, disse o especialista em motores Paolo Martinelli no Grande Prêmio de San Marino.

“Temos que pensar no que podemos fazer para o futuro do esporte. Temos que dar prioridade à segurança, manter ou aumentar o espetáculo e desenvolver uma fórmula que permita os avanços da tecnologia, mas a um custo razoável.”

PRÓXIMO PASSO

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, sugeriu depois de Ímola que as fabricantes de carros, que ameaçaram montar sua própria categoria GPWC em 2008, devem agora decidir em ficar ou sair.

“Acho que, talvez, para salvar o futuro da Fórmula 1, todos precisam tomar suas próprias decisões — parar ou concordar. Não vejo uma solução diferente”, disse ele na semana passada.

“O que é certo é que ao final de 2007 estaremos livres, não temos acordo com ninguém. Depois disso cada um poderá fazer o que quiser.”

Mosley e o chefe comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, visitaram a fábrica da Ferrari em Maranello antes da corrida de Ímola, e antes que as propostas da FIA fossem divulgadas.

Depois disso o presidente da FIA reuniu-se com o chefe de automobilismo da BMW, Mario Theissen, cuja empresa já alertou que só terá interesse na Fórmula 1 enquanto for comercialmente positivo.

Os indícios, incluindo a coletiva de imprensa já marcada por Mosley para terça-feira à tarde, são de que o presidente da FIA já sente que pode prosseguir.

Fonte:Reuters

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