26/04/2004 15h54 – Atualizado em 26/04/2004 15h54
A Forgent, companhia americana de videoconferência, processou 31 companhias entre elas gigantes do setor de tecnologia como Adobe, Apple, Canon, Creative e IBM pelo uso da tecnologia de compressão de imagens chamada de JPEG, muito usada para guardar fotografias no computador e em câmeras digitais.
A empresa diz que adquiriu os direitos da tecnologia quando comprou a Compression Labs, em 2002. A Compression Labs patenteou a tecnologia em 1986, mas nunca quis receber taxas com licenciamento do formato JPEG.
Todas as empresas que produzem algum tipo de produto que use a tecnologia desde programas de computador, passando por impressoras, micros de mão e câmeras digitais podem ser alvo de processos da Forgent, informou o site “out-law.com”
Os valores dos processos vão variar de acordo com os produtos que utilizam a tecnologia. No caso da Canon, por exemplo, a Forgent pode querer compensações pelas câmeras digitais, impressoras e outros produtos que usam o formato JPEG. Os processos podem chegar à casa dos milhões de dólares.
Nos últimos dois anos, a Forgent licenciou a tecnologia para 30 empresas diferentes nos Estados Unidos, Ásia e Europa, recebendo US$ 90 milhões com as taxas de licenciamento. A empresa, porém, não teve sucesso nas negociações com outras companhias e decidiu processá-las.
Fonte:BOL