20.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de maio de 2025

MS consome 360 mil ton de hortícolas, 70% importadas

26/04/2004 16h23 – Atualizado em 26/04/2004 16h23

Alternativas para aumentar a produção de hortifruti em Campo Grande estão sendo discutidas esta tarde, em audiência pública na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Atualmente, segundo o presidente da Coopgrande (Cooperativa de Produtores de Campo Grande), Carlos Martelli, o consumo dos produtos no estado chega a 360 mil toneladas por ano, sendo 120 escoadas em Campo Grande. Desse total, tanto no Estado como na Capital, a maior parte, 70%, vem de fora.

Martelli revela que para mudar essa realidade é necessário investimento na agricultura familiar voltada para o hortifruti. O representante cita como exemplo o fato de 230 famílias assentadas no entorno de Campo Grande estarem mais voltadas para a produção de leite do que hortícolas que, em sua avaliação, tem potencial maior.

Maior investimento, defende, também influencia na geração de empregos, aproximadamente 6 por hectare. O mesmo deveria ser estendido para o restante do Estado, onde apenas 6 mil de 40 mil produtores são voltados ao cultivo de hortícolas. Os dados são de pesquisa feita em 1996 pelo Ministério da Agricultura o que demonstra para o representante que, além de investimento, o setor necessita de estudo da cadeia produtiva.

Entre os organizadores da audiência, o deputado estadual Semy Ferraz (PT), acredita que o investimento no setor deve ser direcionado no alinhamento da produção. O parlamentar atenta ao fato de que, fora dos períodos de safra, o cultivo cai e o volume de exportações aumenta.

A audiência pública conta com representantes do setor produtivo, de parlamentares e do governo do Estado.

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.