19.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Escola interage com comunidade afro-descentente em Jaraguari

23/04/2004 09h41 – Atualizado em 23/04/2004 09h41

Para conscientizar seus alunos quanto ao preconceito e à discriminação racial, a escola estadual Padre João Greiner, localizada no bairro Estrela do Sul, promove, desde 2002, o projeto “Ética, etnia e cidadania”. Todo ano, alunos do ensino médio da escola ajudam a arrecadar roupas e visitam a comunidade afro-descendente Furnas de Dionísio, no município de Jaraguari.

Hoje, cerca de 400 estudantes deverão participar da viagem a Furnas, onde estão previstas a prática de jogos esportivos e um almoço de confraternização entre a comunidade e a escola.

“O nosso objetivo principal é fazer com que os alunos adquiram consciência de que todo indivíduo, seja qual for sua etnia e crença, deve ser respeitado”, afirma a professora de filosofia, Heloiza Rodrigues Dias, que, junto com as professoras de história, Aidê do Rego e Sônia Alfonzo, coordena o projeto. Ela ressalta que o dia do encontro com a comunidade de Furnas é muito aguardado pelos alunos.

Na aula seguinte a cada visita, os estudantes debatem sobre discriminação, cidadania e a experiência do encontro. Temas relacionados à ética e moral são discutidos entre os alunos, que refletem sobre os assuntos propostos e procuram praticar o conceito de igualdade também fora da sala de aula.

O trabalho realizado há três anos já demonstra efeitos positivos entre os estudantes participantes. Dois alunos afro-descendentes venceram o concurso “Garoto e garota Greiner” deste ano. “Os casos de discriminação que existiam foram superados. Os alunos adquiriram valores de respeito ao próximo. A ida deles à comunidade faz com que tenham a oportunidade de exercer a cidadania realmente na prática. As ‘brincadeiras’ preconceituosas que haviam entre os estudantes cessaram”, relata Heloiza.

Furnas – Furnas de Dionísio é um núcleo remanescente de quilombos. Seu nome origina-se de Dionísio Antônio Vieira, primeiro a habitar o local. Foi fundada em 1901 e requerida aos descendentes de Dionísio em 1907. Possui cerca de 500 membros (dados da Fundação Palmeiras).

Fonte:MS Noticias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.