19.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Centro Salesiano é inaugurado

23/04/2004 14h08 – Atualizado em 23/04/2004 14h08

Foi inaugurado nesta quinta-feira, o primeiro bloco do Oratório – Centro Juvenil Salesiano “ Jesus Adolescente”, primeira unidade construída pela Missão Salesiana de Mato Grosso (MS/MT) na cidade para abrigar atividades sócio-comunitárias, educacionais, esportivas e de lazer para jovens carentes de Três Lagoas.

Situada na Vila Piloto, nas proximidades do Círculo Militar, a obra possui uma área de 50 mil metros quadrados e terá, quando totalmente concluída, uma área construída de 3.824,34 metros quadrados.

A solenidade aconteceu às 9 horas da manhã com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, ato que foi executado, respectivamente, pelo Senhor Germano Molinari Filho, representando o Prefeito Issam Fares, pelo Deputado Estadual Akira Otsubo e pelo Padre Afonso de Castro, Presidente da MSMT.

Para o descerramento da placa alusiva à obra, foram convidadas as autoridades já citadas, o anfitrião e Diretor do Centro Juvenil, Mestre Armando Catrana, o Diretor da Obra Salesiana local, Padre Angel Adolfo Sanches Y Sanches, o Vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Realino, e a Engenheira Wilma Lara Hahmed, responsável pela construção da Unidade.

 Integração com a comunidade

O Mestre Armando Catrana, que inicialmente fez um rápido histórico da obra, falou sobre a importância da iniciativa, segundo ele um “sonho” que agora começava a se realizar naquele local. “Hoje, frente aos primeiros passos dados, é bem mais fácil acreditar que o sonho encontrará realização e que nossos jovens terão mesmo uma Casa que acolhe, sem discriminações, uma Paróquia que evangeliza, com atitudes ecumênicas, uma Escola que encaminha para a vida, com honestidade e competência, e um Pátio para se encontrar como amigos e viver na alegria”. O vereador José Augusto Morila Guerra, falou em nome do Legislativo sobre a responsabilidade da Casa de Leis em acreditar na construção do Centro, ajudando a tornar possível a doação do terreno onde o mesmo está sendo erguido. “É nossa responsabilidade não só como políticos, mas como cidadãos treslagoenses de vermos uma obra de caráter eminentemente social crescer”.

O deputado estadual Akira Otsubo, também convidado a usar a palavra, falou da importância em ver nascer uma obra com tamanha envergadura, principalmente tendo em vista o direcionamento ao público infantil. Em meio às considerações, o Deputado anunciou que estará vinculando à sua emenda parlamentar a destinação de mais recursos para o Centro Juvenil Salesiano “Jesus Adolescente”. “Sinto-me feliz em estar participando desta obra que, sem dúvida nenhuma, beneficiará não só nossas crianças e a Vila Piloto, mas toda Três Lagoas, graças à Missão Salesiana que investe no sorriso desses jovens”.

 Obra atende 480 crianças e jovens

Após as considerações orais passou-se à benção das instalações por parte do Padre Angel Adolfo Sanches y Sanches, Diretor da Obra Salesiana em Três Lagoas, ato seguido de visita às dependências físicas do Centro por parte de autoridades, convidados, populares e crianças. O Oratório – Centro Juvenil Salesiano “Jesus Adolescente” conta atualmente neste primeiro bloco com mais de 640 metros quadrados construídos, um segundo bloco de dimensões aproximadas já em construção – onde funcionará um Centro de produção de refeições, atendendo cerca de 480 crianças e jovens entre 7 e 21 anos, em sua maioria pertencentes à Vilas Piloto I, II e III e bairros circunvizinhos.

O Bloco entregue contempla um salão polivalente, duas salas de aula comportando cada uma 40 alunos, salão de jogos, sala administrativa, caixa d’água e poço. Existem ainda no terreno doado pela Prefeitura um campo de futebol, bosque com preservação de espécies nativas e, para um futuro próximo, previsão da construção de mais dois blocos onde funcionarão oficinas de formação profissionalizante para crianças carentes.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.