15.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Explosão de trens na Coréia do Norte deixa 3 mil vítimas

22/04/2004 15h11 – Atualizado em 22/04/2004 15h11

Pelo menos 3 mil pessoas morreram ou ficaram feridas com o choque e explosão de dois trens carregados de combustível em uma estação na Coréia do Norte na quinta-feira, informou a televisão sul-coreana YTN. O líder do país, Kim Jong-il, havia passado pelo local horas antes quando voltava de uma viagem à China.

Testemunhas disseram à YTN, e a agência de notícias sul-coreana Yonhap também informou, que houve milhares de vítimas, mas não forneceram números específicos de mortos e feridos.

“A estação ficou destruída como se tivesse sido atingida por um bombardeio e as cinzas voavam alto no céu”, disse a agência Yonhap. Fontes na cidade de Dandong, que faz fronteira com o Norte, disseram que os trens de carga levavam gasolina e gás liquefeito de petróleo, e colidiram na estação de Ryonchon, a 50 quilômetros ao sul da fronteira.

Não há nenhum sinal de que a explosão tenha sido algo mais que um acidente. Ela ocorreu, no entanto, depois de um raro encontro de Kim com líderes da China durante uma visita para discutir os planos nucleares e as reformas econômicas.

A Coréia do Norte parece ter cortado as linhas telefônicas na área para evitar que a informação sobre a explosão se espalhe, disse a agência Yonhap. A Coréia do Norte aparentemente declarou emergência na área.

“Não recebemos informação oficial sobre o acidente ainda. Estamos tentando confirmar a reportagem”, disse o porta-voz do Ministério de Unificação em Seul. Outras autoridades de várias agências do governo tampouco puderam informar sobre a explosão.

Um empregado ferroviário do lado chinês da área fronteiriça de Dandong disse que não escutou a explosão e que não havia sinais de nenhuma ação emergencial.

“A estação mais próxima daqui na Coréia do Norte é a de Sinuiju (na fronteira) e eu teria escutado. Não escutei nada”, disse ele por telefone.

A imprensa oficial da Coréia do Norte quebrou seu silêncio sobre a visita de Kim de três dias à Pequim na quinta-feira, mas não mencionaram a explosão. As notícias sugeriam que Kim está a salvo em Pyongyang. Os moradores da capital informaram que não há nada de incomum acontecendo na cidade, e a televisão norte-coreana estava transmitindo canções militares e músicas –a programação normal da tarde.

Fonte:UOL

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.