22/04/2004 16h38 – Atualizado em 22/04/2004 16h38
A Gerência de Saúde confirmou o segundo caso de toxoplasmose na Cidade, no bairro Santa Luzia. O primeiro caso foi no Parque São Carlos, em fevereiro. Segundo o coordenador do Núcleo de Educação e Saúde, Waldir José de Souza, depois de diagnosticado a doença em um bairro, o núcleo inicia o trabalho de “busca ativa”, na qual começa um trabalho de busca nos quatro bairros vizinhos aos infectados. Souza informou que nos dois casos, após a busca ativa ficou constatado que se tratavam de casos isolados.
O coordenador explicou também que os agentes de saúde fazem um trabalho de orientação sobre a doença. A toxoplasmose é transmitida através das fezes de animais, principalmente de gatos, contaminadas com oocistos do toxoplasma gondii. O principal sintoma da doença é o Coriorritinite, um tipo de inflamação nos olhos, que quando não tratado pode levar à cegueira.
Em gestantes, a doença adquirida na gravidez pode passar ao feto e quando não provoca o aborto, pode fazer com que o recém-nascido apresente alterações do sistema nervoso central, calcificações cerebrais, hidrocefalia e ou problemas psicomotores.