22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Educação capacita professores de 1ª e 2ª séries

26/03/2004 07h49 – Atualizado em 26/03/2004 07h49

Procurando dar seguimento aos projetos de capacitação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino – REME, a Gerência da Área de Educação estará oferecendo, à partir desta semana, em três etapas, treinamento para educadores de primeira e segunda séries, Curso este que terá a duração de 120 horas. As aulas estão acontecendo no Auditório do SEBRAE em Três Lagoas, em cinco dias de duração (22 a 26 de março), sendo que esta primeira etapa versará sobre novos métodos e aprimoramento para o ensino da Matemática nas séries iniciais, com 40 horas de noções e técnicas. A capacitação estará à cargo do GRUBAS Projetos Educacionais e Culturais, da cidade de Santos/SP, que engloba profissionais especializados em gerenciamento de cursos.

A Professora Sandra Silva, integrante do GRUBAS e responsável pela 1ª etapa, salienta a importância de como se trabalhar corretamente a matemática com alunos das séries iniciais, principalmente no desenvolvimento do raciocínio, conceitos, habilidades e competências. “É muito comum o professor ter a idéia de que a matemática é uma disciplina pronta e acabada por ser exata. A criança tem que possuir também a noção que que não se precisa trabalhar o tempo inteiro com o exato e que pode-se trabalhar sim, com o aproximado, tendo mais de uma estratégia para resolver o mesmo problema. É esse o tipo de abordagem que estaremos fazendo”. A professora defende que quanto mais preparado estiver o professor, isso irá refletir-se em sua aula e no aprendizado de seus alunos.

 Investindo em capacitação

Altamira de Oliveira Campos, responsável pelo Setor Pedagógico da Gerência de Educação, informa que os professores participantes dessa Capacitação são em número de trinta, sendo vinte de escolas da zona urbana e dez da zona rural do município, módulo considerado importante em todo o processo. “A importância está na tematização da matemática, a prática da matemática nas séries iniciais”. Altamira lembra que desde o ano de 2001, a Gerência de Educação trabalhou com a formação continuada à nível de Educação Infantil (172 horas), 1ª a 4ª séries (160 horas) e 5ª a 8ª séries (154 horas). Outro aspecto importante observado na metodologia aplicada pela Gerência está na participação de professores da zona rural em todos os cursos e treinamentos realizados. “Nós não fazemos distinção. Todas as vezes que nós temos cursos para formação, a zona rural está presente junto à zona urbana. Neste curso, o próprio MEC determinou que fossem dez professores da zona rural e vinte da zona urbana. Eles estão presentes e participam com o mesmo tratamento”. O curso em questão estará abordando ainda nos próximos módulos a Língua Portuguesa destacando Letramento (Alfabetização) e Produção de Texto, um assunto bastante extenso e que será finalizado até o mês de junho de 2004.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.