24/03/2004 08h07 – Atualizado em 24/03/2004 08h07
Tendo em vista a “Olimpíada do Idoso”, que estará sendo realizada em Três Lagoas pelos diversos grupos da chamada “3ª Idade” em outubro, os integrantes das equipes do Centro de Cuidados Diurnos “Tia Nêga” já começam a treinar para o evento agora, seis meses antes de sua realização. Antes disso, representantes municipais estarão disputando os “Jogos da Melhor Idade” na cidade de Eldorado/MS em setembro, competição esta organizada pela Fundação de Desporto de Mato Grosso do Sul – Fundesporte.
De acordo com Sônia Lúcia, Coordenadora do Núcleo da Melhor Idade, além dos jogos de salão e dança que normalmente acontecem como atividades diárias – e que também fazem parte dessas competições – desde o último dia 2 de março idosos do Centro estão participando de treinamentos na modalidade Voleibol Adaptado, voltado para pessoas com mais de 60 anos de idade. Os treinos estão acontecendo no Centro Poliesportivo “Prof. Mílton José da Silva”, na Lagoa Maior, entre Terças e Sextas-feiras, das l5 às 17 horas. “ É um vôlei adaptado mas com todas as regras que eles devem seguir. Não é fácil, mas está sendo gratificante ver que os idosos estão interessados realmente”.
Além do Vôlei, estarão sendo disputados nos Jogos da Melhor Idade a Bocha, com uma dupla feminina e outra masculina, a Malha com uma dupla masculina, três casais no Festival de Dança, o “Bozó” e o Dominó com duplas mistas, Damas com quatro participantes individuais (dois homens e duas mulheres), Truco Ponto Acima com uma dupla e a Canastra com duas duplas. Além disso deverão ser levados dez componentes para a disputa do Vôlei Adaptado e duas duplas para a sinuca. “O início desses jogos deverá ser no dia 3 de setembro, de forma regional. Estamos aguardando confirmação da Fundesporte que está organizando o evento”, complementou Sônia.
Valorização da Melhor Idade
A coordenadora afirma que os idosos estão encarando este desafio da melhor forma possível, com bastante alegria e satisfação. “É aquilo que eu sempre digo, pois quando se sentem valorizados, eles aceitam com a maior tranquilidade”. Sônia acrescenta que hoje em Três Lagoas existem onze grupos de terceira idade, todos com acompanhamento da equipe do Núcleo, que é vinculado à Gerência de Assistência Social, Trabalho e Cidadania. São ao todo 395 idosos atendidos gratuitamente nesses grupos, um trabalho que segundo ela tem dado certo e com uma procura muito grande.
Através de sua equipe técnica, o Núcleo informa que estão sendo convidados todos os idosos com mais de 60 anos, que tenham alguma afinidade com as modalidades já citadas, para que compareçam na Lagoa Maior de Terça a Sexta-feira, de 15 às 17 horas, para fazerem parte dessas atividades. “Nós estaremos fazendo uma seleção dessas pessoas antes de irmos para Eldorado. Não é necessário fazer parte de grupos de terceira idade, desde que faça alguma dessas modalidades, está convidado a participar”.
A equipe treslagoense para a disputa dos Jogos da Melhor Idade estará sendo composta por 48 idosos, distribuídos nas diversas modalidades. De acordo com a Coordenadora, precisa-se principalmente de jogadores de Bocha para a composição da delegação local.





