24/03/2004 08h25 – Atualizado em 24/03/2004 08h25
Internautas poderão navegar da rede, em um futuro próximo, usando a própria voz. A possibilidade foi anunciada pela empresa de software Opera, que revelou uma nova versão – ainda em fase de testes – do seu browser. Conforme a agência de notícias AP, o navegador incorpora a tecnologia ViaVoice da IBM e será capaz de fazer o computador perguntar o que o usuário deseja, “ouvir” a sua resposta e executar a tarefa.
“Oi. Eu sou seu navegador. O que eu posso fazer por você?”, pergunta o laptop com uma versão demonstrativa do software. A partir da mensagem, que poderá ser personalizada, o computador passaria a reconhecer a voz do usuário. Apesar do frisson causado pelo anúncio, a Opera manteve sigilo quanto à data de lançamento do browser falante. De acordo com a empresa, o programa virá primeiro em inglês e rodará no Windows. Depois virão versões para outras plataformas, inclusive para dispositivos portáteis.
Além da comodidade para o usuário comum, o navegador vai facilitar que portadores de deficiências físicas acessem a Internet, visto que pelo menos teoricamente o uso do teclado não será necessário.
Fonte:Terra





