19/03/2004 13h24 – Atualizado em 19/03/2004 13h24
Três municípios em Mato Grosso do Sul – Caarapó, Naviraí e Nova Andradina, receberam a segunda etapa do Selo Prefeito Amigo da Criança. No País 193 municípios acabam de receber a segunda etapa do selo da Fundação Abrinq. Destes, 6 são da região Centro-Oeste, 46 do Nordeste, 10 do Norte, 82 do Sudeste e 49 do Sul, que juntos concentram uma população infanto-juvenil (0 a 19 anos), de 14,04 milhões de pessoas.
Entre os municípios 12 são capitais: Macapá (AP), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e São Paulo (SP).
Os mapas foram avaliados por um conjunto de especialistas nas áreas de educação, saúde, nutrição, trabalho infantil, drogadição, exploração, abuso sexual e inclusão digital. Como resultado dessa avaliação, cada município recebeu um parecer técnico que indica em que medida a administração buscou conhecer as demandas locais, articular e fortalecer o sistema de garantia de direitos (artigo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente).
Do conjunto dos municípios, 74 têm mais de 100 mil habitantes (sendo que 15 têm mais de 500 mil), 76 são médios, com uma população entre 25 mil e 100 mil, 43 são pequenos (apenas oito têm menos de cinco mil habitantes).
Entre os municípios brasileiros reconhecidos nesta segunda etapa, encontram-se municípios de grande porte, como São Paulo, Porto Alegre, Belém, e os pequenos Croatá, no estado do Ceará, Vila Nova de Piauí, no Piauí, ou Alterosa, em Minas Gerais, entre outros.
Fonte:Fundação Abrinq





