13/02/2004 09h11 – Atualizado em 13/02/2004 09h11
Ao utilizar uma linguagem arquitetônica inovadora, a UNIDERP traz uma nova proposta de comunicação através das modernas instalações da Biblioteca Central, localizada no campus I da Instituição. A inauguração acontece no dia 16 de fevereiro, às 18 horas.
Segundo o Reitor da Universidade, professor Pedro Chaves dos Santos Filho, foram investidos R$ 2 milhões. A Biblioteca Central que contava com uma área de 1.645,69 metros quadrados, passa a ter, com as novas adaptações, mais de quatro mil metros quadrados de área construída. “As diferenças podem ser notadas já pela fachada, voltada para a Rua Ceará, que se apresenta de forma moderna, arredondada, onde nas paredes de alvenaria se destacam o grafismo em verde e azul, cores que representam a instituição”, comenta o arquiteto responsável pelo projeto, Emmanuel de Oliveira.
As outras novidades, de acordo com Emmanuel, dizem respeito ao Espaço das Ciências, Letras e Artes Regionais, destinado para exposição de trabalhos, implantação de cabines de estudos individuais e coletivas, sala equipada com TV e vídeo, espaço contendo computadores com acesso a Internet para pesquisas e uma ampla sala para guarda-volumes.
“Para a comodidade dos usuários os dois pisos possuem banheiros e terminais de consulta instalados em locais estratégicos. Todos os ambientes recebem iluminação superior natural destacam todo o espaço, inclusive a mobília confortável e convidativa, exclusivamente desenhada para integrar o novo espaço ao desenho arrojado. A nova arquitetura também vai atender as necessidades de deficientes físicos, cujo acesso será facilitado, inclusive por meio de elevadores”, comenta.
Memorial – “No primeiro piso, estaremos inaugurando o Memorial Pedro Chaves dos Santos, onde os usuários poderão apreciar objetos pessoais e obras raras, principalmente sobre teologia e filosofia, além de Bíblias em diversas versões, coleções de São Tomás de Aquino e Santo Agostinho e fotografias”, diz o Reitor Pedro Chaves, a respeito do espaço especial que presta uma homenagem ao seu pai, idealizador de todo o complexo educacional administrado hoje pela família. “Meu pai acreditava que só a educação e a instrução aprimoram as pessoas, por isso, mesmo sem ter oportunidades de estudo em escolas regulares, se tornou autodidata e profundo conhecedor de assuntos educacionais”, enfatiza.
Acervo – De acordo com a bibliotecária-chefe, Regina Cláudia Fiorin, estão à disposição de acadêmicos, professores e de toda a comunidade, cerca de 147.549 mil exemplares de livros, 4.189 títulos de periódicos, 1.394 fitas de vídeo, além de cartas, mapas, CD-Rom´s, DVD´s, normas técnicas, catálogos e monografias.
Cláudia explica ainda que está disponível no endereço www.uniderp.br acesso ao catálogo, com serviço de reserva e renovação de material bibliográfico via Internet. Para ter utilizar esses serviços é necessária a definição de uma senha pessoal.
Fonte:MS Noticias





