12/02/2004 07h29 – Atualizado em 12/02/2004 07h29
Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado chegam nesta noite a Campo Grande para avaliar o conflito por terras entre índios e fazendeiros em japorã. A agenda deles ainda não está definida, sendo somente certo que eles se reunirão com autoridades em Campo Grande e com índios e fazendeiros em Japorã.
Trabalho semelhante foi feito por senadores em Roraima, onde a demarcação de uma grande reserva em área de fronteira também é conflituosa. Virão ao Estado o relator da comissão, Delcídio do Amaral (PT), Mozarildo Cavalcanti (PPS/RR), Romero Jucá (PMDB/RR), Jeferson Perez (PDT/AM) e Eduardo Siqueira Campos (PSDB/TO). Os outros senadores sul-mato-grossenses, Ramez Tebet (PMDB) e Juvêncio da Fonseca (PDT), foram convidados para acompanhar o grupo.
A situação é tensa em Japorã desde 22 de dezembro, quando os índios guarani-caiuás começaram a ocupar 14 fazendas. Eles querem a ampliação da reserva Porto Lindo dos 1,6 mil para 9,4, estando a área excedente nas fazendas. Para esperar uma solução fundiária, eles disseram que vão ficar acampados em três fazendas.
Fonte:Campo Grande News





