12/02/2004 10h30 – Atualizado em 12/02/2004 10h30
A Fundação Cargill está promovendo desde quarta-feira, o treinamento dos projetos “De Grão em Grão” e “Fura-Bolo”, para os professores, coordenadores e supervisores de 1ª a 4ª série da rede municipal de ensino. O treinamento acontece na sede do SEBRAE em Três Lagoas, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, estão sendo beneficiados professores de escolas urbanas e rurais. Este projeto é uma parceria da Fundação Cargill com a Prefeitura do Município, através da Secretaria Municipal de Educação e conta com 230 voluntários/funcionários da Cargill. O treinamento termina nesta quinta-feira.
Fura-Bolo
O projeto “Fura-Bolo” está implantado em Três Lagoas há cinco anos, e atende aproximadamente 5200 alunos, para esta implementação cerca de 220 profissionais na área de educação do município estarão sendo capacitados.
O programa leva aos estudantes do ensino fundamental a “Coleção Fura-Bolo”, composto por oito livros de literatura infantil, atividades aos professores, caderno de atividades aos alunos beneficiados. Serão quatro livros por semestre sendo um por série, que abordam os mais diversos temas ligados a cultura popular e cotidiana das crianças. Quem estará ministrando é a pedagoga, professora de português especializada em literatura Kátia Karam Gonzáles.
De Grão em Grão
O projeto está sendo implantado pela primeira vez em Três Lagoas, e aborda a maneira pedagógica, conceitos que vão desde aspectos de higienização de alimentos e pós colheita de legumes e verduras, e técnica de produção em hortas. A Fundação arcará com montagem e manutenção de hortas, como terra, areia, sementes e ferramentas, cada escola terá um horteiro responsável por cuidar da horta com regas freqüente de águas, colheita e entrega dos alimentos na cozinha da escola. Neste treinamento os professores receberão materiais desenvolvidos para as aulas, como ferramentas infantis para manuseio na terra (pá e ancinho). O Facilitador para este programa é o pedagogo José Geraldo Rocha.





