11/02/2004 10h46 – Atualizado em 11/02/2004 10h46
O deputado federal João Grandão (PT-MS) está sugerindo que o Ministério da Saúde execute integralmente o Plano Distrital de Saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso do Sul.
Conforme afirmou o parlamentar, o Plano Distrital de Saúde Indígena da Funasa/MS é fruto de um extenso debate que envolveu os Conselhos locais de Saúde indígena, a comunidade, diversas organizações governamentais e não-governamentais e universidades. “Esse processo de discussão e construção coletiva confere legitimidade ao produto final enquanto expressão das reais necessidades da comunidade indígena de MS”, enfatizou João Grandão, acrescentando que o trabalho foi pautado por metodologia participativa e resultou na elaboração do Planejamento Estratégico em conformidade com as diretrizes formuladas pelo Departamento de Saúde Indígena (DESAI) do Ministério da Saúde.
“Queremos que o Ministério da Saúde destine os recursos financeiros previstos, em respeito ao processo democrático que resultou na elaboração do Plano Distrital de Saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena de MS”, disse João Grandão.
“Temos a convicção de que o Ministério da Saúde irá acatar nossa sugestão, que significa prover os meios para garantir as ações e os serviços de saúde indispensáveis ás populações indígenas do Mato Grosso do Sul”, finalizou o parlamentar.
Fonte:Dourados News





