24/01/2004 07h27 – Atualizado em 24/01/2004 07h27
As estruturas montadas à beira dos rios, em Bonito, município que fica a 250 quilômetros de Campo Grande, são uma opção para quem não quer gastar muito e se divertir bastante! Os balneários foram os investimentos que mais cresceram em bonito nos últimos anos.
O cenário natural de Bonito encanta turistas do mundo inteiro. Todos os anos, cerca de 70 mil visitantes vêm conhecer o rio que mais parece um aquário. Descer até a gruta do Lago Azul, cheia de mistérios, nas trilhas, desvendar curiosidades da mata.
O problema é que para muitos turistas, principalmente os brasileiros, passear em bonito é um programa que sai caro.
O comerciante paraguaio, Rafael Ramirez, trouxe toda a família para passar férias em Bonito. Gostou do que viu, mas por causa dos altos preços, não sabe se volta no ano que vem.
A médica paranaense, Ceres Laus, está de férias com o filho, gostaria de ter ido a todos os pontos turísticos de Bonito. A turista reclama que as agências deveriam facilitar o pagamento dos passeios.
Se o turista não tem dinheiro pra pagar os passeios mais tradicionais de Bonito, a saída são os balneários. Por R$ 15 em média, o turista passa o dia à beira do rio.
A família Bertoncello saiu de Aral Moreira, na região sul do Estado, para aproveitar o sol em Bonito. Dez pessoas, pouco dinheiro no bolso é preciso montar uma estratégia.
Depois de muita pesquisa, passar o dia à beira do rio foi a opção de diversão mais barata que a família encontrou.
A cada dia, o número de balneários cresce em Bonito. A fazenda que antes oferecia só passeios por trilhas, há um ano montou uma estrutura pra receber turistas que querem passar o dia à beira do rio Anhúmas.
Todos os dias, o balneário recebe 100 visitantes em média. O perfil do turista varia.
A fazenda onde por 25 anos se fez exploração de calcário está prestes a virar um balneário. O projeto de recuperação ambiental transformou a lagoa de onde antes se retirava cal na praia da Figueira.
Toda estrutura para receber 600 turistas por dia está sendo montada. Um investimento de R$ 1 milhão. A área, de 55 hectares, guarda belezas e curiosidades. A figueira de mais de 20 anos faz uma sombra de mais de 35 metros de diâmetro.
Mesmo dentro dos balneários, os turistas podem fazer passeios. Neste caso aqui, ele vai entrar dentro de um carro vestido com equipamentos de mergulho e junto com um guia, o turista seguirá por uma trilha neste carro ecológico, movido à bateria. No caminho, o turista poderá apreciar a natureza, ouvir o som da mata e ainda, se der sorte, ver bichinhos nativos da região.
Ao final da trilha, o turista chegará a um ponto do rio Formoso quase inexplorado. Um paraíso que, aos poucos, vai ser descoberto.
Difícil resistir a estes lugares. A previsão é que nesta temporada 70 mil turistas visitem Bonito.
Fonte: TV Morena