32 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de maio de 2025

Sono ajuda a resolver problemas

22/01/2004 07h43 – Atualizado em 22/01/2004 07h43

Cientistas alemães afirmam ter descoberto que, durante o sono, o cérebro continua tentando resolver os problemas que nos ocuparam durante o dia e pode encontrar a solução mais facilmente após oito horas de descanso.

O estudo alemão é considerado o primeiro a comprovar a tese de que a criatividade e a solução de problemas estariam diretamente vinculadas a um repouso adequado, segundo pesquisadores.

“Um único estudo nunca resolve uma questão de uma vez e em definitivo, mas eu diria que esta pesquisa representa um avanço significativo”, disse o doutor Carl E. Hunt, diretor do Centro Nacional de Pesquisas sobre Desordens do Sono no Instituto Nacional de Saúde. “A pesquisa terá resultados potencialmente importantes para o desempenho das crianças nas escolas e dos adultos em seu trabalho”, disse Hunt.

Cientistas da Universidade de Luebeck, no norte de Alemanha, disseram que os voluntários que tentaram resolver um problema matemático depois de ter dormido oito horas tinham três vezes mais chances de encontrar a resposta que os participantes que não haviam dormido durante toda a noite anterior.

Os resultados aparecem na edição de amanhã da revista Nature. O estudo envolveu 106 pessoas divididas em cinco grupos separados com igual número de homens e mulheres de idades que oscilavam entre os 18 e os 32 anos.

Um grupo dormiu bem, outro permaneceu acordado toda a noite e um terceiro grupo permaneceu desperto todo o dia por períodos de oito horas antes de submeter-se à prova. Outros dois grupos foram utilizados num experimento suplementar.

Estudos anteriores demonstraram que 70 milhões de norte-americanos não dormem o suficiente e contribuem, assim, com o aumento dos acidentes, as estatísticas sobre problemas de saúde e a obtenção de notas mais baixas nos exames. O novo estudo alemão dá um passo à frente ao indicar que o sono pode ajudar a resolver os problemas do dia anterior.

Outros cientistas que não participaram da pesquisa disseram que o trabalho aumenta a necessidade de dormir bem, principalmente os empregados e estudantes que se sentem sobrecarregados.

Fonte:Agência Popular

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.