22/01/2004 15h51 – Atualizado em 22/01/2004 15h51
O programa Cadeia da Carne promove em Dourados, no próximo dia 29, quinta-feira, às 19 horas, O ciclo de palestras para comércio varejista, com seminários e debates sobre as exigências sanitárias, alimentos seguros e adequação do espaço de açougue.
Com a intenção de alertar e informar sobre o trabalho da Vigilância Sanitária, a médica veterinária, Sandra Nervis, ministra a palestra Exigências sanitárias e legislação municipal para açougues.
Para discutir o tema segurança alimentar, o consultor do Sebrae/MS e Senai, Jair Vicente, apresenta a proposta do PAS – Programa de Alimentos Seguros, que tem como principal objetivo capacitar e orientar profissionais para o correto manuseio de produtos para o consumo humano.
Já o arquiteto Gogliardo Maragno, discute um tema bastante atual no mercado varejista de carnes do Estado de São Paulo, e que começa a ser abordado em Mato Grosso do Sul: A adequação do espaço funcional nos açougues.
Além dos ciclos de palestras, que vão acontecer em todas as regiões do Estado, será lançado, durante a Expogrande 2004, um kit treinamento, com um vídeo e um livro, que ensina como agregar valor à carne bovina dentro de açougues.
Em São Paulo o comércio varejista de carnes está organizado em associações, cooperativas e sindicato, um processo iniciado no começo do século passado, com o sindicato sendo formado em 1939. Em Mato Grosso do Sul não há associações, nem sindicato.
Para mais informações a respeito do ciclo de palestras em Dourados, entre em contato com a Unidade Sebrae/MS local, pelo telefone 424-5959.
Fonte:Agora MS