30.5 C
Três Lagoas
domingo, 18 de maio de 2025

Naviraí prepara projetos para serem executados até 2010

16/12/2003 14h04 – Atualizado em 16/12/2003 14h04

A Gerência Municipal de Educação e Cultura (GEMED) do município de Naviraí, coordenada pela professora Cleuza Campos Marques da Silva, realizou uma reunião que faz parte de um cronograma que foi traçado por aquela gerência para assegurar as políticas municipais para os 7 anos vindouros do Plano Municipal de Educação.

Segundo Cleuza Campos, a reunião que contou com convidados de todos os segmentos da sociedade naviraiense, serviu como Fórum de Decisão quando, após análise foram apresentadas as conclusões e aprovadas as propostas que foram levantadas no decorrer dos últimos seis meses em que a GEMED vem trabalhando nesse Plano Municipal de Educação em todas as escolas, realizando seminários, contando, inclusive, com a participação de pessoas com nível superior, entidades organizadas de nossa sociedade, quando foram aprovadas as propostas que vão fazer parte das políticas municipais da Educação até o ano de 2010.

“As principais propostas dentro de cada modalidade do ensino básico, é referente à Educação Infantil, propondo a construção de mais escolas e ampliação no atendimento, melhor qualidade no atendimento já prestado, parque infantil, espaços adequados com refeitório para atendimento tanto de creche como de Educação Infantil a pré-escola. No Ensino Fundamental houve uma grande preocupação de estar garantindo o número de alunos por salas, adequando as escolas com mais ambientes, como laboratórios de informática, biblioteca, salas de estudos e, ficou claro uma preocupação com o ensino noturno. Então, traçamos uma política para 2004, criando uma nova modalidade do EJA – Educação para Jovens e Adultos, que vai atender em duas fases de 1ª. a 4ª. série até atender os concluintes do curso de alfabetização MOVA”, ressaltou Cleuza Campos.

Ficou definido também nas propostas que a GEMED vai trabalhar pela valorização do magistério, repensando planos de carreira, maior valorização, maior disponibilidade para os professores estarem se reunindo, fazendo suas atividades, capacitação no geral, habilitação, como dar condições para os professores fazerem pós-graduação e mestrado e do lado administrativo, foi pedido investimentos na capacitação dos servidores da área educacional.

No Ensino Médio que é de responsabilidade do Governo Estadual, foi levantado por algumas escolas da Rede Municipal de Ensino, a necessidade de implantar cursos noturnos dessa modalidade, optando a GEMED por colocar à disposição do Governo o que for necessário no tocante às salas de aulas para tal finalidade.

O município está com uma demanda reprimida e para atender a todos deverá construir rapidamente novas salas de aulas. “A Prefeitura já está preparando o processo de licitação para a ampliação da Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino Sotana e aguardando a situação da Escola Milton Dias Porto, do bairro Jardim Paraíso, no que se refere ao atendimento à Educação Infantil. Provavelmente, faltará sala de aula. Vamos continuar trabalhando pela ampliação das escolas para poder atender todos os estudantes naviraienses”, enfatizou Cleuza Campos Marques da Silva.

Fonte:Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.