16/12/2003 14h48 – Atualizado em 16/12/2003 14h48
A cadeia britânica de TV Sky News foi multada com 70 mil euros hoje por falsificar uma informação transmitida durante a guerra do Iraque, na qual usou imagens de arquivo alegando que eram ao vivo. A Comissão Independente de Televisão britânica (ITC em inglês) disse hoje que a reportagem enganava os espectadores e não era rigorosa, mas a multa estabelecida é relativamente pequena porque foram levados em consideração vários fatores atenuantes.
Em julho o autor da notícia, James Forlong, pediu demissão depois de ser acusado de falsificar a reportagem e alguns meses depois se suicidou. A reportagem sobre a guerra do Iraque incluía uma curta gravação que mostrava Forlong explicando as imagens do suposto lançamento de um míssil do submarino da Marinha “Splendid”, no Golfo Pérsico.
Mas, em vez de ser ao vivo, como se afirmava, as imagens eram de arquivo. A decisão dos reguladores de televisão do Reino Unido destaca que “as platéias confiam na veracidade das notícias, especialmente em tempos de guerra”, mas levou em conta uma série de fatores atenuantes. Entre outros, disse que “em nenhum momento a Sky News tentou evadir ou minimizar a importância do ocorrido” e que se tratou de um incidente isolado.
Em outras ocasiões as multas foram muito mais elevadas, como quando em 1998 a ITC multou em quase 3,5 milhões de euros a Carlton Television por falsificar uma informação relacionada com drogas.
Fonte:Agora MS