24.5 C
Três Lagoas
domingo, 18 de maio de 2025

Iraque deve ter eliminado armas em 1991

16/12/2003 15h09 – Atualizado em 16/12/2003 15h09

O Iraque se desfez provavelmente de suas armas de destruição em massa em 1991, como seus dirigentes afirmaram, declarou hoje Hans Blix, que foi chefe dos inspetores de desarmamento das Nações Unidas. “Os iraquianos disseram sem cessar (…) que as destruíram em 1991”, logo após a guerra do Golfo, destacou Blix durante uma entrevista coletiva em Estocolmo.

“Na minha opinião não há mais armas de destruição em massa”, disse Blix, acrescentando que apesar da captura do deposto presidente iraquiano Saddam Hussein, no sábado passado, não irá permitir falar sobre estas armas, sua detenção pode trazer respostas sobre como o Iraque as conseguiu, como as desenvolveu e como se desfez delas. “Saddam deve saber o que ordenou, ele deve saber o que foi construído. Também deve ter informações sobre a data em que os iraquianos eliminaram suas armas de destruição em massa”, estimou o ex-diplomata sueco.

O ex-responsável das inspeções da ONU no Iraque, cujas investigações em 2002 e 2003 não encontraram esse armamento, criticou implicitamente os Estados Unidos por terem declarado guerra ao Iraque sem descobrir esse material no país árabe. “Creio que muito do que se disse (sobre as armas) careça de suficiente fundamento”, lamento Hans Blix.

O ex-chefe dos inspetores da ONU disse que se pudesse interrogar Saddam Hussein lhe perguntaria: “O senhor afirmou que acabou com suas armas de destruição em massa. Quando fez isso? Diga!”.

Fonte:Agora MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.