15/12/2003 08h55 – Atualizado em 15/12/2003 08h55
O índio Terena Rubson Ferreira entregou ao Presidente da Funai Mércio Pereira Gomes documentos que provam corrupção na diretoria da Funai de Mato Grosso do Sul.
O encontro do presidente da Funai e o índio aconteceu durante o Encontro Nacional de Questões Agrárias e Indígenas que acontece desde a Sexta-feira em Campo Grande-MS, promovido pela Escola da Magistratura da Justiça Federal da 3ª região e reúne produtores rurais, comunidades indígenas e autoridades estaduais e federais, entre eles o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ari Pargendler e a Subprocuradora-Geral da República Ela Wiecko Volckmer de Castilho.
Segundo documento apresentado por Rubson Ferreira, da aldeia Pin Taunay, em Aquidauna, as irregularidades são praticadas pelo administrador da Funai do estado, Márcio Justino e vão desde a compra e manutenção de aparelhos domésticos que nunca chegaram na entidade, até a contratação de servidores envolvidos em escândalos financeiros.
Durante o ano todo Rubson vem juntando provas para provar o desvio de verbas, na tentativa de conseguir a instalação de uma auditoria interna e o afastamento o administrador. Agora ele teme alguma represaria por parte de Justino que já esteve envolvido em outros escândalos.” Ele tem a máquina na mão e pode tentar fazer alguma coisa comigo” concluiu.