15/12/2003 16h02 – Atualizado em 15/12/2003 16h02
A Bolsa Brasileira de Mercadorias criou o sistema de pregão público proporciona grande economia nas compras das empresas privadas, principalmente nas aquisições de grandes quantidades. Ela realizou um primeiro grande teste no início de dezembro, no qual a empresa compradora obteve descontos substanciais na compra de máquinas e equipamentos.
O pregão foi realizado pela instituição para o Centro de Tecnologia do Couro de Mato Grosso do Sul para aquisição de máquinas para o processamento de couro. O emprego do pregão público pelo CTC/MS possibilitou uma economia de 36% na compra destas máquinas, que iniciou com propostas de R$ 245 mil e após disputa entre os fornecedores foi adquirida por R$ 180 mil, segundo informação do diretor da empresa, Edson Espíndola.
Além de baixar custos, a compra através do sistema de pregão público possibilita uma grande redução dos prazos, já que numa licitação de grande porte pelos moldes normais o prazo entre o lançamento do edital e a efetivação da compra chega a atingir 90 dias. Outra vantagem do sistema é que um grupo de empresas que tenham de comprar as mesmas mercadorias, podem se unir e fazer suas concorrências em conjunto. O aumento das quantidades de mercadorias a serem adquiridas possibilita uma enorme ampliação dos descontos concedidos pelas empresas vendedoras, com grande economia de recursos financeiros.
Fonte:Midiamax News