13/12/2003 08h58 – Atualizado em 13/12/2003 08h58
Programa Nelore de Produção será lançado neste sábado, às 16 horas, no Hotel Vale Verde em Campo Grande. O projeto é coordenado pela PRODUÇÃO Consultoria Rural, e pretende otimizar a produtividade da pecuária de corte através da seleção genética da raça Nelore; maximizar o potencial genético da raça, explorando principalmente as características produtivas adaptadas às condições naturais; promover a integração entre pecuaristas, selecionar reprodutores melhoradores, baseado em avaliação genética e difundir a genética selecionada, através da comercialização para terceiros.
Estima-se que a necessidade anual de touros de corte no país é de, aproximadamente, 300.000 reprodutores. Nos próximos anos, estima-se, que o número de touros geneticamente superiores que serão ofertados em leilões e em vendas particulares não passará de 15.000, ou seja, apenas 5% da necessidade.
Frente a esta situação, montar um programa de melhoramento com objetivo de produzir internamente touros para uso e venda, é um bom apelo comercial. Touros com avaliação genética, historicamente, são comercializados na proporção de 3 a 5 bois gordos por touro, enquanto uma dose de sêmen destes mesmos animais é comercializada por aproximadamente US$ 5,00. Além disso, produzir reprodutores selecionados no próprio ambiente ou ambiente semelhante ao que eles serão usados futuramente é o ideal, garantindo uma perfeita adaptação, além de ser mais econômico.
Baseado nestas justificativas foi criado o Programa Nelore Produção, que tem sua origem na parceria entre um grupo de Pecuaristas, a Produção Consultoria Rural S/C Ltda, empresa com sede em Campo Grande/MS que apresenta como principais funções a administração rural e programas nutricionais, reprodutivos e de produção e a empresa GenSys Consultores Associados S/C Ltda, com sede em Porto Alegre/RS que apresenta como única função o melhoramento genético de bovinos de corte.
Pretende-se oficializar o Programa Nelore Produção junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), obtendo a autorização para a emissão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) para os melhores animais.
O programa atende ainda ao produtor que tem interesse num programa de melhoramento, entretanto, não possui um volume suficiente de animais que permite a solicitação do CEIP. A meta inicial é trabalhar com 10.000 matrizes em reprodução, avaliando-se em torno de 8.000 produtos por ano.
O Programa Nelore Produção tem sua estrutura baseada nos seguintes pontos:
1) Identificação das matrizes e touros;
2) Registro das inseminações e montas;
3) Registro dos nascimentos;
4) Avaliações realizadas no curral por ocasião da desmama e sobreano;
5) Transcrição das informações em software específico;
6) Avaliação genética de touros, matrizes e produtos;
7) Seleção dos animais;
8) Avaliações finais nos touros (andrológico, tipo, defeitos, etc ..)
9) Rastreabilidade.
Fonte:MS Noticias