11/12/2003 14h28 – Atualizado em 11/12/2003 14h28
O governador Zeca do PT reuniu-se no fim da tarde de ontem com o secretário de Meio Ambiente Márcio Portocarrero para a discussão das ações prioritárias desenvolvidas durante todo o ano pela equipe da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente). Segundo Márcio Portocarrero, as principais metas alcançadas foram no programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, onde foram registrados 4.079 focos em 2003, deixando Mato Grosso do Sul na 12ª colocação no ranking nacional.
“Alcançamos nosso objetivo de diminuir os focos de incêndio, pois nos anos anteriores, estávamos entre as primeiras colocações na lista dos estados que mais apresentavam focos”, afirmou. As questões da pesca amadora e da pesca profissional também tiveram ações onde os resultados foram positivos. “As políticas implantadas pelo Governo do Estado nessa área já resultaram na volta dos peixes aos rios e a satisfação dos turistas e pescadores amadores quanto à organização que existe. Estamos avançando muito também na transição dos pescadores profissionais em produtores de peixes. Com esse trabalhos, estamos promovendo o equilíbrio ambiental no Estado”, avaliou.
O governador acompanhou as discussões sobre os projetos prioritários da SEMA como o Aqüífero Guarani, Educação Ambiental, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Programa Pantanal, Zoneamento Ecológico, além do Plano Nacional de Meio Ambiente que inclui projetos na bacia dos rios Paraná e Ivinhema e o Licenciamento Ambiental.
Para o próximo ano, devem ser elaboradas ações para a implantação da DECA (Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Ambiental e Crime ao Turista), Unidade de Preservação da Ilha do Padre e o Sistema de Monitoramento de Reserva Legal e Mata Ciliar.
Fonte: MS Notícias