11/12/2003 17h40 – Atualizado em 11/12/2003 17h40
O Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) realiza nessa sexta-feira a formatura de mais 410 adolescentes das turmas de janeiro, julho e também da turma de corte e costura. Neste ano de 2003, mais uma vez, a formação dos mirins foi confirmada como um dos programas de maior reconhecimento da administração municipal pela sociedade campo-grandense. Desde a fundação do instituto, foram encaminhados ao mercado de trabalho mais de 8.000 jovens. A instituição possui convênio com cerca de 200 empresas que os empregam.
Do total de formandos, 320 já foram encaminhados para o mercado de trabalho e os outros 90 jovens participam do grupo de espera do instituto. Segundo a diretora executiva do IMCG, Branca Maria de Menezes, os jovens que ainda não foram empregados não atingiram a idade mínima de 16 anos. Estão se formando 60 jovens da turma de janeiro, 320 da turma de fevereiro e 30 da turma de corte e costura. A finalidade é preparar os adolescentes entre 15 a 18 anos de idade, de famílias menos favorecidas economicamente, para o mercado de trabalho com noções profissionais básicas.
“O mercado de trabalho quer pessoas competentes, interessadas em aprimorar conhecimentos”, informou Branca sobre o maior objetivo do instituto. A formanda Ana Camila Dias Gonçalves, de 16 anos, está trabalhando na unidade básica de saúde da Vila Nasser e, segundo ela, na área em que mais gosta. “Estou mexendo com a parte do xerox, mas pretendo subir no meu trabalho”, confessou.
Já os formandos Diego Douglas Zanardi e Maria dos Santos, ambos a completar 16 anos, estão no grupo de espera e relatam seus anseios futuros. Diego gosta de computador e deseja ser encaminhado para alguma repartição que necessite de um bom digitador. Maria gosta de recursos humanos e de atender ao telefone. “Quero trabalhar com o público, gosto de conversar com as pessoas, escutar o que elas têm a dizer”, disse a formanda.
Curso – A primeira etapa do adolescente no instituto é a preparação para o trabalho, que é realizada pelo setor pedagógico. São oferecidas atividades profissionais básicas como noções de operador de xerox, fax, iniciação aos serviços de escritório, Office-boy, telefonista, telemarketing, recepcionista e empacotador. Existe também a complementação das disciplinas curriculares do ensino regular (português, matemática, educação física, inglês e filosofia) e dinâmica de grupo com psicólogos da instituição. Além disso, a entidade conta com uma unidade de produção de corte e costura industrial.
Ao término do período preparatório, os jovens são encaminhados para o setor de Serviço Social que os seleciona para as vagas oferecidas de acordo com os convênios e contratos firmados. O adolescente recebe acompanhamento das gerências de programas administrativa e financeira, durante todo o período em que estiver trabalhando até o momento em que completa 18 anos e deixa a instituição.
Há dois anos, o Instituto Mirim de Campo Grande passou a investir com mais ênfase na prática de esportes. Em maio de 2001, foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo Lázaro Ivanildo Grisoste Brabosa na instituição. A iniciativa fez com que os adolescentes se organizassem em times e passassem a disputar torneios internos. Se quiserem, os alunos podem utilizar a quadra poliesportiva diariamente. Outro trabalho de destaque é a fanfarra do instituto, vencedora de vários concursos em Campo Grande e fora do Município.
Programação – Às 20 horas, o formando Luís Fernandes M. Filho fará o juramento em nome da turma. Já a formanda Gislaine Brites da Silva foi a escolhida para oradora da turma. Em seguida acontece a entrega dos certificados pela coordenadora do IMCG, pelo prefeito e também pela presidente de honra do FAC. O curso de aprendizes realiza uma apresentação de street dance, também haverá apresentação do balé clássico contemporâneo e do jogral da turma N. A solenidade terá início às 19 horas no teatro de arena do Horto Florestal. e contará com a presença do prefeito André Puccinelli, da presidente de honra do Fundo de Apoio à Comunidade, Elizabeth Puccinelli e de autoridades.
Fonte:MS Noticias