10/12/2003 16h04 – Atualizado em 10/12/2003 16h04
TRÍPOLI (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou nesta quarta-feira a visita de nove dias a cinco países árabes com um apelo a empresários, pedindo aumento das relações comerciais entre Brasil e Líbia.
“Não temos tempo a perder. O comércio entre o Brasil e a Líbia encontra-se em um patamar muito inferior a seu potencial”, afirmou o presidente a uma platéia de cerca de 200 empresários brasileiros e líbios.
Segundo Lula, o fim das sanções econômicas internacionais impostas à Líbia criam as condições para que o comércio e os investimentos bilaterais cresçam.
A participação no seminário empresarial foi o último compromisso de Lula na Líbia, onde chegou na terça-feira. Pela manhã, o presidente foi novamente recebido pelo coronel Muammar Kadafi, que controla o país desde o golpe de 1969.
O encontro se deu em uma tenda militar, no complexo Bab-Aziziya, onde Kadafi vive sob forte esquema de segurança. Ao redor da tenda, que era equipada com sofás, carpete e aparelhos de ar condicionado, havia trincheiras.
Lula volta nesta tarde ao Brasil, onde chega na quinta-feira.
Fonte: MSN