19.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio de 2025

Laboratório promove oficina de Tuberculose e Hanseníase

21/11/2003 16h42 – Atualizado em 21/11/2003 16h42

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Lacen, está promovendo, de 24 a 29 de novembro, no Hotel Brumado, a “I Oficina de Tuberculose e Hanseníase em Laboratório e SILTB (Sistema de Informação Laboratorial da Tuberculose) versão 3.1”.

A oficina de trabalho visa avaliar e reforçar o treinamento dado aos bioquímicos e responsáveis de informática dos 16 municípios do Estado com maior incidência de tuberculose e hanseníase. O evento terá como palestrantes Francisca Queiroz, doutora referência em diagnóstico laboratorial em hanseníase do Estado do Amazonas e o José Ueleres Braga, do Rio de Janeiro, doutor em epidemologia do centro de referência da Funasa. “Estamos formando multiplicadores no interior que favoreçam a integração dos dados dos diagnósticos colhidos nas suas cidades com o Lacen”, diz o responsável pelo treinamento na parte de informática, Marco Antônio Nogueira.

Segundo dados da responsável pelo setor de tuberculose no Lacen, e responsável pelo evento, Eunice Cunha, os municípios não estão alcançando a meta de exames diagnósticos de tuberculose e hanseníase estabelecida pelo Estado. “Queremos reforçar a importância de se fornecer os dados de exames realizados no interior via o sistema SILTB e avaliar a qualidade desses exames, aproveitando para discutir técnicas de diagnósticos, trazendo os melhores profissionais do país”, diz Eunice.

Fonte:MS Noticia

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.