16.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio de 2025

Semy diz que debates sobre usinas no Pantanal serão mais amplos

21/11/2003 16h48 – Atualizado em 21/11/2003 16h48

As discussões em torno da implantação de usinas de álcool na

Bacia do Alto Paraguai devem se arrastar até o final do primeiro semestre de 2004. A informação foi dada agora há pouco pelo deputado Semy Ferraz (PT), da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa.

As usinas haviam sido aprovadas em decreto publicado pelo governador Zeca do PT há poucos meses e que depois foi revogado diante da pressão de ecologistas, que condenam a implantação dos complexos no Pantanal, em função de riscos que os empreendimentos trariam para os ecossistemas da região.

Com a desistência do governo do projeto, Semy Ferraz encampou a iniciativa e se encarregou de discutir o assunto em audiências públicas, através da Comissão de Agricultura.

No entanto, hoje à tarde, o deputado foi surpreendido com uma audiência sobre o assunto promovida pelo deputado e membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Paulo Corrêa (PL).

Semy Ferraz disse, no entanto, que as discussões de hoje à tarde em torno do assunto envolveram apenas prefeitos e membros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e que sugeriu a Corrêa que as comissões de Agricultura e Meio Ambiente se unam no agendamento de debates sobre a instalação das usinas no Pantanal. A primeira reunião para debater o calendário conjunto de audiências deve ser realizada na próxima terça-feira, segundo o parlamentar.

O deputado falou que a primeira grande discussão sobre o assunto foi agendada por ele para o dia 4 de dezembro e reunirá prefeitos, fazendeiros, agricultores, usineiros, ecologistas e deputados. Segundo o deputado, a lei que disciplina a instalação das usinas no Pantanal é de 1982 e tem de ser adaptada à realidade atual. O deputado lembrou que existem atualmente sete usinas de álcool instaladas ao longo da Bacia do Alto Paraguai, na divisa entre os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Fonte:Midiamax News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.