19.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio de 2025

Educação entrega certificados do Profa

21/11/2003 18h32 – Atualizado em 21/11/2003 18h32

 A Prefeitura de Três Lagoas, através da Gerência Municipal de Educação, realizou na noite desta Quinta-feira, dia 20 de novembro, a solenidade de entrega de certificados do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – Profa – da turma de 2003, evento ocorrido na salão plenário da Câmara Municipal. O Profa é um programa formulado pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação, envolvendo um esforço conjunto para o resgate do compromisso da Escola com a formação inicial do aluno, procurando assegurar-lhe, com metodologia própria, o direito à aprendizagem.
A cerimônia, que teve seu início logo após as 20 horas, começou com a formação da Mesa de Honra composta peça Gerente Municipal de Educação, Profa. Maria Lúcia Firmino, pelo deputado estadual Akira Otsubo, a Prefeita de Brasilândia, Marilza do Amaral, o vereador Amílton Aparecido da Silva, entre outras autoridades locais. Na sequência passou-se às considerações por parte de personalidades componentes da Mesa que, em síntese, reportaram-se à importância do Profa na formação intelectual e social dos alunos, constituindo-se em um excelente instrumento de apoio aos professores, bem como mensagens de sucesso aos formandos.
Por volta das 21 horas passou-se às apresentações culturais previstas para a noite, com alunos da escola Senador Filinto Muller e dos Centros de Educação Infantil (CEI) Guanabara e Nilza Tebet Thomé. Aplicação no cotidiano escolar Em ato contínuo iniciou-se a entrega de certificados às l04 professoras da Rede Municipal de Ensino participantes das três turmas formadas este ano, inclusive com a presença de 13 educadoras da cidade de Brasilândia. De forma solene, inicialmente os componentes da Mesa de Honra entregaram certificados a oito formandas, passando-se à seguir a entrega dos mesmos às professoras Maria Célia Santos Dunes e Jussara Aparecida de Souza Fernandes, ambas coordenadoras e formadoras nos grupos do Programa. Fazendo parte da cerimônia, foram ainda entregues mensagens a cerca de trinta professoras formadas pelo Profa no ano de 2002, bem como prestadas homenagens e entregues lembranças às duas formadoras das turmas de 2003 e às professoras Eini Muniz de Freitas e Isabel Cristina da Silva por suas contribuições junto ao Programa. Ao final foi também homenageada a Professora Maria Lúcia Firmino pelas formadoras Maria Célia e Jussara, que reconheceram nela uma incentivadora do Programa em todos os sentidos. A Gerente, bastante emocionada com a homenagem, desejou às formandas sucesso com os novos métodos e conhecimentos a serem aplicados no cotidiano escolar, ao mesmo tempo em que se disse recompensada por todos os esforços dispendidos durante o ano por parte de sua Gerência e pessoal de apoio, mas principalmente às formandas que dedicaram boa parcela de seu tempo – muitas vezes em detrimento de suas próprias famílias – para a conclusão do curso.
O Profa, que em 2002 formou 60 professoras, totaliza 180 horas em seus três módulos, com 75% do tempo destinado à formação em grupo e 25% do tempo destinado ao trabalho pessoal. São dois encontros semanais com três horas de duração e duas horas de trabalho pessoal. 

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.