23.4 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio de 2025

Mulheres estão sujeitas a ganhar quilos extras

19/11/2003 09h18 – Atualizado em 19/11/2003 09h18

Não bastassem os calores, irritação, dores de cabeça e outros sintomas incômodos, as mulheres têm de brigar também com a balança durante a menopausa. A conclusão é de um estudo realizado pelas pesquisadoras Ana Paula Lins e Rosely Sichieri, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj). A pesquisa mostrou que, durante essa fase, as mulheres têm diminuição do metabolismo basal. Isso sifnifica que a gordura periférica migra para a região do abdome, e essa gordura central é a mais prejudicial à saúde.

As pesquisadoras investigaram mais de 1500 mulheres, de 20 a 59 anos, moradoras da cidade do Rio de Janeiro. Cerca de quatro em cada dez participantes do estudo estavam, em algum grau, com excesso de peso. Entre mulheres na mesma faixa etária, aquelas na menopausa apresentavam maior prevalência de excesso de peso se comparadas as que ainda menstruavam. Essa diferença foi mais nítida no caso das obesas de 35 a 49 anos: enquanto 23,4% delas estavam na menopausa, apenas 13,8% não estavam. Das mulheres de 50 a 59 anos que tinham sobrepeso, 30,6% ainda menstruavam, contra 40% que estavam na menopausa.

Para determinar se uma pessoa está acima do peso ideal, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), obtido pela divisão do peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros). Quando o IMC é igual ou superior a 25 Kg/m2 e inferior a 30 Kg/m2, a pessoa tem sobrepeso. Já quando o IMC se iguala a ou ultrapassa 30 Kg/m2, a pessoa é considerada obesa.

A pesquisa demonstra que a menopausa contribui para o ganho de peso. “Contudo, independentemente desse fator, existe, na sociedade contemporânea, uma tendência generalizada de as pessoas engordarem”, alerta Rosely. Segundo ela, a população tem abusado de produtos altamente calóricos, como biscoitos e refrigerantes. “As pessoas não gastam toda a energia que consomem, e o resultado é o excesso de peso”, comenta.

As transformações do organismo durante a menopausa são inevitáveis, mas algumas medidas podem atenuar os efeitos. “Ao compararmos mulheres na menopausa, verificamos que as que faziam atividade física não eram tão afetadas pelo excesso de peso quanto as que levavam uma vida mais sedentária”, diz Rosely. Portanto, mesmo no climatério, é possível se proteger contra o sobrepeso e a obesidade. “As pessoas precisam seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos”, recomenda a pesquisadora.

Fonte:Ibest

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.