18/11/2003 09h21 – Atualizado em 18/11/2003 09h21
A Gerência de Educação através da escola Municipal Rural “Rolf Wagner Müller” – pólo – (antiga extensão Duque de Caxias), no ano letivo de 2003, inovou e incrementou com novas práticas pedagógicas, mostrando que a zona rural tem grandes potenciais a serem explorados, quando houve uma grande e participação mais criativa dos alunos, com uma visão holística da sociedade.
Sendo os próprios alunos envolvidos (3ª e 4ª séries), os projetos mudaram a forma de ensinar, pois propiciou desmentir que a educação rural é inferior a educação urbana e que na escola se pode aprender com vontade, participação e com todo o prazer.
Foram realizados oito projetos contemplando-se diversas áreas educacionais e culturais tais como, a leitura, temas ambientais, cívicos, drogas, realidades rurais (sericultura, avicultura, gado leiteiro), e inserção social (informática), visita a estação de tratamento de água, entre outras. Com metodologias diversas desde de mini-excursões, palestras, bate-papo, experiências, aulas teóricas e expositoras com recursos audio-visuais, interpretação, produção gráfica e pictórica, visita aos locais específicos, entre outros.
Os coordenadores dos projetos destacam que para a eficácia dos projetos foram imprescindíveis as colaborações do prefeito Edson Vieira – Eid (PL), do professor Francisco Eurico Ribeiro, Profª. Márcia Bruno e Valdirene Salomão. “Também contamos com a comunidade escolar e amigos, porém não podemos deixar de destacar a maciça vontade e empenho dos docentes dos projetos, pelo professor Clodoaldo André dos Santos, colaboração das professoras Ivone de Oliveira Carvalho, Marli Silva de Gomes do Santos e Euvanir da Silva Vidivix”.
Os projetos desenvolvidos tiveram como temas centrais: “Água – a vida não rola sem ela”, “Resgate ao civismo, uma cultura perdida”, “Estreitando limites, ampliando conhecimento e reduzindo a ignorância”; “1ª Semana do Meio Ambiente – Compartilhando um ambiente saudável e preservando a sustentabilidade às gerações futuras”, “Drogas se fosse bom não teria esse nome”, “Leitura, uma viagem da imaginação”, “Brasil, país independente?”, e “O local onde vivo”.